20 de novembro de 2013

Congresso Nacional de Bonsai - Dia 1 - Exposição

O primeiro dia de congresso começou uma visita à exposição dos bonsai.

Não podia ter ficado mais surpreendido com a qualidade das árvores expostas. Nunca tinha ido a nenhum congresso e, mesmo os comentários de quem já tinha participado em anos anteriores, deram a entender que o nível dos bonsai expostos este ano foi mais elevado.

Apesar de não haver muita gente a praticar bonsai cá em Portugal, foi possível ver árvores muito bem trabalhadas que, aliadas a kusamonos elegantes, criavam composições muito apelativas.

A presença dos espanhóis do El Tim Bonsai, que eu havia conhecido no dia anterior em casa do Viriato, foi também muito valiosa. Trouxeram com eles boa disposição, uma paixão pelo bonsai que é inspiradora e árvores de um nível absolutamente fantástico.

Achei muito interessante o ambiente que se gerou e ouvir dos próprios artistas as histórias, por vezes caricatas, da evolução das suas árvores.

Tenho que dar os parabéns ao Bonsai Clube do Porto pela excelente organização e escolha do espaço, que se adequou perfeitamente a um evento deste tipo.

Não tirei fotos a todas as árvores porque era possível ver máquinas profissionais e semi-profissionais por todo o lado durante o congresso. Assim preferi desfrutar do momento e consultar as fotos mais tarde através de sites e blogs.

















Deixo aqui um link para as excelentes fotos tiradas pelo Pedro Almeida e um link para o blog do Nuno Encarnação, onde podem ver as fotos das árvores do vencedoras:
Fotos do Congresso
Árvores Vencedoras

Ao longo dos próximos dias vou mostrando mais momentos do congresso.

Um abraço,
Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário