19 de novembro de 2013

Congresso Nacional de Bonsai - Dia 0

O Congresso começou um dia mais cedo para mim. Aproveitei a sexta-feira para dar um salto a Guimarães para conhecer o Viriato Oliveira e o seu espaço dedicado a bonsai.

Não podia ter ficado mais surpreendido. Sabia que o Viriato tinha trabalhos muito interessantes, mas as fotos não nos dão uma noção realista da qualidade das árvores e não fazem justiça ao trabalho do artista. A colecção dele é inspiradora.

Embora não o conhecesse pessoalmente, a forma como o Viriato me recebeu e as conversas sobre um tema que nos apaixona fizeram com que as horas voassem. O que era para ser uma pequena visita ao espaço dele, prolongou-se por toda a tarde e princípio da noite.

Quando dei conta, já estavamos a trabalhar uma Murta e seguiu-se um Sobreiro que impõe respeito.

Sobreiro (ainda) gadelhudo
Dei o meu melhor para não estragar nada!

Após a tosquia

Ao princípio da noite, foram chegando outros bonsaístas de diferentes zonas do país, com árvores para dar os últimos retoques, antes de as expôr no dia seguinte.

Leonel com o seu Alecrim (Rosmarinus Officinalis) 

Seguiu-se a preparação das árvores para a exposição e eu tive o prazer de ajudar a preparar o Ícaro. É das melhores árvores que já vi ao vivo, de uma elegância e beleza únicas. Tive pena de só ter o iPod comigo no momento para tirar as fotos.

Todos os pormenores contam.
Até o musgo tem que ser limpo!

A foto seguinte gerou alguma controvérsia, porque reparámos que estava uma mulher a limpar o vaso enquanto três homens olhavam. Obviamente a situação foi propícia a umas quantas bocas e o pano acabou nas minhas mãos para aprender a estar calado...

Ter o prazer de limpar o vaso da árvore vencedora! Que orgulho!
Viriato com o Ícaro, um Juniperus Oxycedrus
Estudos para a composição vencedora
Foi um dia fantástico e o Congresso Nacional de Bonsai 2013 não podia ter começado de melhor forma. 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Devias ter ido ao congresso... Nem sonhas o que perdeste!
      Para o ano há mais :)

      Eliminar
  2. E continua a gerar controvérsia.
    Isto de se publicar fotos minhas... hummm
    Faltou dizer que o Ícaro teve a colaboração de Joana Cruz :D
    Foi um fim-de-semana realmente muito bem passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, acho que a tua colaboração foi bem visível e só por isso é que ganhou, claro!

      Grande fim-de-semana! É mesmo algo a repetir : )

      Eliminar