24 de junho de 2013

Actualização Buxus#4

Aproveitei estes dias para tirar umas fotos às minhas árvores para poder actualizar aqui no blog.
 
Desde que podei e transplantei este buxus em Abril, apenas tenho regado e tenho controlado a quantidade de sol que recebe, dando o meu melhor para que recupere com força. A única coisa a apontar é que este bicho bebe água que nem um desalmado!
 
Mesmo com todo o cuidado que tenho tido, o buxus tem perdido folhas de forma constante desde o transplante, pelo que cheguei a temer o pior. No entanto, o trabalho de recuperação parece estar a dar os seus frutos e este menino está a rebentar com força, mesmo na madeira mais antiga.
 
Como não estou nada satisfeito com a forma actual da árvore, é muito importante que ela mostre esta resistência a podas mais drásticas e facilidade em rebentar, porque assim vai-me permitir ir trabalhando de forma gradual para compactar a ramificação e remover alguns ramos que são mais direitos, sem grande beleza.
 
Pelo menos até à próxima Primavera, esta árvore vai ficar apenas em recuperação, devendo apenas remover alguns rebentos em zonas que não interessem, de forma a canalizar a energia de crescimento para os rebentos que possam interessar mais no futuro.
 
Ficam as fotos:






Na terceira foto, dá para ver uma praga de insectos que atacou esta árvore. Nas novas folhas que abriram, estão imensos insectos destes, por toda a árvore. Já estou a tentar combater este problema com insecticida, antes que causem problemas sérios à árvore. Uma atrofia no crescimento nesta altura pode condicionar a recuperação da árvore.
 
 
Abraço,
Gonçalo

2 comentários:

  1. Muitos Parabéns!
    Os teus buxus têm-se mostrado muito resistentes.
    Parece-me uma boa espécie para se ter um bonsai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, mas não faria nada sem ti!
      O teu cuidado tem sido fundamental na recuperação dos monstrinhos, eu incluido :D

      É uma boa espécie, mas o crescimento lento desafia a paciência e os resultados vão demorar muito a aparecer.

      Eliminar