16 de maio de 2013

Transplante da Nogueira

Esta nogueira já estava há bastante tempo neste vaso e a akadama começava a desfazer-se, pelo que estava na altura de fazer o transplante.

O destino provável para esta pequena árvore será passar dois ou três anos no solo para engrossar a um ritmo bastante mais elevado, mas como apenas devo fazer isso na próxima Primavera, aproveitei para limpar as raízes, remover a terra antiga e aumentar ligeiramente o tamanho do vaso.

Deixá-la mais um ano com a mesma terra não seria nada benéfico para a árvore. A mistura de solo iria tornar-se demasiado densa e isso podia levar a uma atrofia no desenvolvimento das raízes. O oxigénio é essencial para o desenvolvimento saudável das raízes das plantas e a ausência deste compromete a saúde da árvore.

Estado inicial


Gostei de ver que a parte do tronco que estava enterrada engrossou bastante nestes últimos tempos. Pode ser que venha a desenvolver um nebari interessante. 

Pormenor do tronco

Fiz um esforço para não arrancar demasiadas raízes enquanto as limpava e usei uma mistura de solo bastante drenante, com uma grande percentagem de leca, de forma a potenciar um desenvolvimento vigoroso das raízes durante este ano. Quando passar a árvore para o solo, quero ter a certeza que está bem forte :)


Um abraço,
Gonçalo

2 comentários:

  1. Bom, esta não deve ser facil de domar!

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário, não dá trabalho nenhum!
      Vou deixar que engrosse livremente por uns anos e só depois é que me começo a preocupar com os ramos.

      Abraço

      Eliminar