14 de maio de 2013

Oliveira #2

Esta mini olea foi comprada no Continente, em 2012, numa daquelas campanhas publicitárias de azeite. Custou-me entre 5 e 10 euros.

Na altura apenas a transplantei para um vaso maior, sem cortar as raízes, e fiz uma selecção dos ramos que achei mais importantes para a estrutura da árvore. Ficou cerca de um ano em sossego e agora achei que estava na altura de a mudar para um vaso de bonsai.

O plano é fazer um bonsai com 15 cm de altura no máximo.

Peço desculpa pela minha sombra nas fotos. Estava a ficar sem luz e (a desgraça d) o jogo do porto-benfica estava quase a começar, pelo que tinha que me despachar :)

antes do massacre 


Estado das raízes

Após as raízes limpas



Tinha pensado deixar a oliveira como estava nas duas fotos acima, mas quanto mais olhava para ela, mais vontade me dava de jogar Angry Birds.. Parecia mais uma fisga do que uma árvore, o que me levou a cortar mais um pouco o ramo inferior. Acho que a árvore vai ganhar muito com isso no futuro, embora para já pareça um pouco estranha.



O vaso é grande demais para esta árvore, mas não queria fazer uma redução drástica. Daqui a 2 anos irá para um vaso mais pequeno, mais adequado à grossura do tronco e altura do bonsai.

Um abraço,
Gonçalo

4 comentários:

  1. Ficou tão linda! :)
    ps: depois do resultado mais valia teres ficado a tirar fotos... hahaha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mana!
      Quanto ao resto, já se estava a prever, mas foi por pouco eheh

      Eliminar
  2. Ficou muito fixe, estas-te a tornar um profissional. Mt bom

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mas ainda estou a milhas de saber o que estou a fazer eheh

      Eliminar