28 de agosto de 2012

Pinheiro Negro Japonês - Pinus Thunbergii

Das 25 sementes de pinheiro negro japonês que plantei no final do ano passado apenas germinaram 2 pinheiros.

A taxa de sucesso parece ser baixa, mas ainda tenho sementes em terra e podem germinar no próximo ano. Penso que é bastante comum as sementes ficarem num estado de dormência por mais de um ano.

Infelizmente um dos pinheiros morreu passado uns meses de ter germinado e as minhas esperanças estão com este pequeno resistente:

Pinheiro Negro Japonês - Pinus Thunbergii

Nasceu na Primavera de 2012 e tem estado a evoluir bastante bem, a meu ver. Sei que é uma espécie de crescimento lento e é complicado fazer um Bonsai de Pinheiro Negro a partir de semente.
Por mim, desde que a árvore sobreviva o tempo necessário, terá sempre a paciência que precisa para atingir o seu potencial. Quero muito um bonsai de pinheiro negro, mas não vou apressar o ritmo natural da árvore.

Nesta foto podem ver as primeiras ramificações a formar-se

Na próxima Primavera vou passar este pinheiro para um escorredor, tentando não lhe mexer nas raízes e aí ficará, em crescimento livre durante pelo menos um ano (podem ser dois anos). Depois posso começar aos poucos a seleccionar as ramificações e aramar quando atingir a estrutura necessária.

É um projecto de longo prazo, mas vou desfrutar de cada passo que a árvore dê, tenho a certeza :)

Um abraço!

2 comentários:

  1. onde adquiriu as sementes do pinheiro negro japones já procurei e nada encontrei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Estas sementes encomendei deste site www.seedrack.com

      Sei que existe uma espécie de pinheiro negro que é a mais indicada para bonsai e penso que não é esta, mas não custa tentar :)

      Cumprimentos

      Eliminar