29 de agosto de 2012

Bonsai Serissa

Esta Serissa é o meu único bonsai neste momento. Comprei-o juntamente com um ulmeiro (que secou pouco tempo depois de chegar a minha casa) no Verão de 2011, na Iberbonsai.

Como não estava contente quanto à forma que os ramos tinham, tenho vindo a fazer umas intervenções radicais para tentar melhorar a forma.

Serissa quando chegou

Na foto não se vê bem, mas onde se divide o tronco, estavam 3 ramos. Os dois ramos do lado direito estavam cruzados e resolvi isto aramando o ramo que está mais próximo e passando-o para a parte posterior da planta. Foi trabalhoso e teve de ser gradual, porque os ramos da serissa são bastante quebradiços.

Passados uns meses, quando retirei os arames vi que tinha sido bem sucedido na intervenção, mas estava descontente com a forma da serissa na mesma.

Para o bem da planta, decidi não mexer mais os ramos e durante o ano de 2012 apenas tenho vindo a tentar compactar a ramificação, porque as extremidades dos ramos têm muita distância entre os pares de folhas.
Basicamente, deixo crescer o ramo até ter cerca de 4-5 pares de folhas e corto a seguir ao primeiro par. Assim, vai engrossando um pouco e permite desenvolver uma folhagem mais compacta.

O problema foi quando decidi voltar a podar as extremidades dos ramos, esta terça-feira. Como não estava satisfeito com a forma, decidi começar a cortar uns ramos mais antigos, para começar a encurtar a distância entre a folhagem e a base da árvore e não consegui parar. Retirei até aquele ramo que já tinha mudado de direcção.
Isto é o resultado:

Após a intervenção

Fiquei mais satisfeito com o resultado e a ideia é deixar em crescimento livre aquele pequeno ramo do lado direito, de forma a preencher o vazio à direita e do lado esquerdo fazer o mesmo, mas com ramos mais curtos e compactos de raíz.

Espero é não ter condenado a pobre árvore, visto que uma intervenção deste tipo não devia ter sido feita nesta altura do ano...

Se ela sobreviver, tenho que lhe mudar o substrato na próxima Primavera, porque ainda está no mesmo com que veio da Iberbonsai. Talvez baixe o ramo mais alto do lado direito com arames no próximo ano, mas primeiro tenho que deixar a árvore recuperar bem.


Da próxima vez que pegar nas tesouras, tenho que tomar uns calmantes antes :)

Abraço!

1 comentário:

  1. Olá!
    Estou muito contente que estejas de volta! Quero ver novos posts com as plantinhas todas que adquiriste entretanto.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar