8 de julho de 2011

Actualização Buxus

06.Junho.2011

Decidi mexer no Buxus mesmo fora de época, porque tal como eu previa, praticamente já nem tinha terra no vaso, mas sim raízes sujas de terra. Finalmente tirei o musgo que o buxus tinha à volta do tronco e consegui perceber a forma do nebari.
 
Visto que já tinha que lhe mexer, decidi arriscar e cortar um pouco as raízes e passei-o para um escorredor com um solo extremamente drenante - cerca de 90~95% akadama - onde vai ficar por pelo menos 2 anos de forma a acelerar o processo de engrossar o tronco.

Convém salientar que eu sabia que não devia ter feito o transplante do buxus em pleno Verão, muito menos cortar-lhe as raízes. Mas foi um risco que decidi correr.  

Depois de lhe ter mexido, ficou um mês à sombra e fui humedecendo as folhas nos dias de maior calor. Agora que está a mostrar sinais de recuperação estou a pô-lo gradualmente ao sol.

Ficam algumas fotos do processo:




Para explicar melhor, a Técnica do Escorredor + Mamadeira, consiste em pôr a nossa árvore num solo muito drenante que nos permita regar mais vezes que o normal. Este aumento da rega aliado a uma mistura adequada de solo, vai fazer com que as raízes se desenvolvam rapidamente e ao fim de algum tempo - cerca de 2, 3 meses - as raízes vão começar a sair pelos furos do escorredor.  
É aqui que entra a chamada Mamadeira que consiste num vaso com uma mistura de solo rica em nutrientes - fertilizantes naturais, etc - que se põe por baixo do escorredor assim que as raízes comecem a sair pelo fundo.

Ao entrar em contacto com a terra muito nutritiva que está na Mamadeira, as raízes começam a desenvolver muito e isto leva a que a planta desenvolva mais rapidamente que o normal, e o facto de as raízes desenvolverem ocupando o vaso na totalidade, permite engrossar o tronco da árvore de uma forma incrível. Num ano no escorredor, as árvores podem engrossar mais do que em 2 ou 3 anos num vaso normal. Atenção que depende da espécie e de muitos outros factores :)

As raízes que saem pelos furos laterais do escorredor também desempenham um papel fundamental, porque vão secar e isto faz com que a árvore produza mais raízes finas que são essenciais para a alimentação quando for transplantada para um vaso de bonsai.


Se detectarem algum erro no que eu disse, peço que me corrijam, porque não gosto de passar informação errada.

Um abraço! 

Sem comentários:

Enviar um comentário