6 de junho de 2010

Cicatrizante

Descobri da maneira mais difícil que, ou os brasileiros são mentirosos, ou então realmente as pastas de dentes que usamos são muito tóxicas (viva o flúor!!).
Explicando melhor, li em vários sites brasileiros que alguns ditos mestres bonsaístas usam "pasta de dentes branca" para cicatrizar cortes grandes nos ramos dos seus bonsai.
A verdade é que a minha tangerineira perdeu mais de metade das folhas e eu sem perceber porquê. Isto durou umas semanas e eu tentei fazer de tudo para que esta sobrevivesse..
Após algum tempo, todos os ramos em que eu apliquei pasta de dentes estavam secos. Mesmo que fossem apenas ramificações, todo o ramo secou até ao tronco.

Infelizmente, e mais uma vez, podemos ver que os erros são quem melhor nos ensina e pena que quem sofra com os nossos erros nem sempre sejamos nós. (lamechas, mas verdadeiro)

Agora, a pobre árvore parece estar estável, agora que está na rua todo o dia, a apanhar este calor de Verão mesmo a meio da Primavera. Espero que sobreviva.

2 comentários:

  1. olá!sou ELIANA FRANÇA FIZ CURSO DE JARDINAGEM,PARA FORTALECER SUA PLANTA COLOQUE ADUBO DE BOI É BARRO VERMELHO É TERRA PRETA OU HÚMUS,TERRA,BARRO.APROVEITA A AGUA DE ARROZ.PÓ DE CAFÉ MOLHA A RAIZ UMA VEZ POR SEMANA.OK!emaill:efatelier@oi.com.br

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela dica.

    Infelizmente já veio um pouco tarde... a pobre da plantinha não sobreviveu.

    Boa sorte com o seu projecto

    ResponderEliminar