18 de janeiro de 2010

Mais projectos

Conforme prometi, aqui vão umas fotos dos meus projectos para o futuro. Quem sabe quais deles resultarão num belo bonsai ?   :)

Peço desculpa pela (fraca) qualidade das fotos, mas tive de usar a webcam.

Na primeira foto podemos ver a minha sementeira.
Neste momento, tem 6 sementes de tangerineira e 6 sementes de cerejeira japonesa (prunus x yedoensis). Ambas passaram um dia submersas antes de as plantar em terra. Ainda tenho mais 4 de cerejeira no frigorífico à espera da altura certa.
Já chegaram, também, as sementes de acer palmatum que encomendei. Neste momento estão 4 delas dentro de água e amanhã 2 vão para o frigorífico e 2 vão ser plantadas aqui.
Nas partes mais claras ainda não plantei nada.

Na segunda foto podemos ver as minhas primeiras tentativas por estaca. O pinheiro já teve raízes, mas mesmo estando em cima de um armário, a minha gata subiu e atirou-o ao chão. No processo de replantar, acabei por partir as raízes por serem muito finas e eu não ter dado conta do que eram. Pode ser que voltem a crescer.
As de oliveira sou capaz de não aproveitar, porque ontem consegui cortar umas estacas com muito mais personalidade e que podem dar bonsais muito bons.

Na terceira foto podemos ver as novas estacas de oliveira que apanhei (cortei), mas como foi de uns ramos que tinham sido podados e eu não sei há quanto tempo, ainda não sei se vão pegar. De qualquer das formas, como as oliveiras são muito boas a pegar de estaca, estou confiante e já as envasei depois de cortar uns excessos.







3 comentários:

  1. Bem, estás-lhe a dar muito mesmo no negócio dos bonsais. Muito bem!
    Essas oliveiras parecem ter muito potencial, embora à primeira vista (webcam não é das melhores coisas) me tivessem parecido cactos :P

    Força nisso, continua a tratar das plantas que quero ver aí umas mini-árvores 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  2. As tuas oliveiras têm bastante potencial!
    Tem um tronco bastante interessante.

    Eu queria ver se arranjava esta primavera umas estacas para mim ;)


    Parabens pelas macieiras,
    e espero que as minhas também cheguem a crescer tão rapidamente (vou experimentar o método da mamadeira).

    Finalmente, parabéns pelo blog e pelas fotos, em bora eu arraja-se uma camara melhor (não são muito caras).


    Cumprimentos,
    AndreLMS

    ResponderEliminar
  3. Concordo que tens ai um projecto de futuro (a agricultura). E a ver pelo aspecto, acredito que já te falou mais o cultivo de couves na banheira (eis um bom próximo passo). ^^

    Acrescento que és uma boa referencia para quem se está a dedicar aos prazeres da plantação, força nisso, tens o futuro garantido :D

    Abraço

    ResponderEliminar